domingo, 1 de janeiro de 2017

Sobre adoção

       Eu já contei na primeira publicação que sou adotada. Se eu puder dar uma dica (valiosíssima) para pais que pensam em adotar ou adotaram uma criança pequena, eu diria para que conte a verdade a elas. Sempre a verdade. Sobre tudo. Com amor e carinho, tudo funciona muito bem. Se acontecer alguma coisa que deixe a criança triste ou irritada, o amor supera. Nunca esconda a verdade da criança! Porque um dia ela vai descobrir e vai ser muito ruim.
       Digo isso porque foi o que aconteceu comigo. Vivi isso na pele. Eu desconfiava que era adotada desde pequena quando, na escola, a professora pediu uma cópia da certidão de nascimento para fazermos um trabalho sobre o senso demográfico ou algo do tipo. E na minha vinha escrito PR e não BA. Eu devia ter uns 10 anos. Não questionei isso e também não me explicaram. Fui levando, pesquisando... Eu era a melhor aluna em biologia, principalmente em genética (até hoje sei tudo de genética), porque foi quando comecei a perceber que estava certa. Mas ainda assim, a dúvida.
       Fiquei na dúvida durante anos! Até que um dia eu tomei coragem e perguntei ao meu pai. Descobri a verdade, de fato, quando eu tinha 27 anos. Não tem muito tempo isso. No primeiro momento fiquei emocionada, senti gratidão pelo ato da adoção, fiquei aliviada e feliz por ter "descoberto" e não existir mais segredos. Mas depois... Depois me bateu um sentimento tão ruim. Na teoria a adoção é linda e a família é quem cria. Também penso isso. Mas na prática, quando você sente isso, a "traição"... Aquele negócio de que todos já sabiam, menos eu. Por que? Por que esconder? E minha família? E meus primos? Não são meus primos... Meus avós... Foi um momento difícil. Muitos questionamentos, muitas dúvidas, muitos sentimentos confusos. Muitas conversas com muitas pessoas que fizeram/fazem parte de minha vida.
      Depois foi passando. Foi doendo menos. Foi acalmando e voltando a ser "a teoria". Do bonito, da gratidão, da família é quem cria e somos nós que escolhemos. O tempo cura tudo. Só o tempo mesmo! Mas se você pensa em adotar, pense nisso. Quanto antes, melhor e mais natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário